Museu Afro Brasil

Mais Museu Afro Brasil

EMANOEL... SÃO TANTOS

Uma homenagem ao saudoso artista Emanoel Alves de Araújo, que, ainda jovem, foi desencorajado por seu pai a seguir a carreira de ourives. Tornou-se, então, um artista múltiplo, exercendo as funções de escultor, desenhista, ilustrador, figurinista, gravador, cenógrafo, pintor, curador e museólogo. Por meio de cores fortes, texturas e ênfase nas formas geométricas, Emanoel explorou…

EXPOSIÇÃO VIRTUAL "UNIVERSO GUELEDÉ"

A Exposição Virtual “Universo Gueledé” apresenta as máscaras Gueledés, tradicionais e contemporâneas, que compõem a coleção de arte africana do Museu Afro Brasil e que, juntamente com as Egungun e as Epa, são as mais populares entre o povo iorubá.

MAB EM LIBRAS

Edvaldo, educador e organizador de projetos de acessibilidade do Museu Afro Brasil, conta um pouco da história e do funcionamento do museu, utilizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Ele fornece ainda informações importantes a respeito do atendimento a visitantes que fazem uso dos recursos de acessibilidade.

EXPOSIÇÃO: FORAM OS HOMENS E MULHERES NEGRAS QUE CONSTRUÍRAM A IDENTIDADE NACIONAL

O diretor e curador do MAB, Emanoel Araújo, apresenta a exposição “Foram os homens e mulheres negras que construíram a identidade nacional”. Através de documentos, fotografias e arte graffiti, a mostra denuncia o racismo estrutural e faz menção ao movimento “Vidas Negras Importam”, homenageando João Alberto Silveira Freitas, brutalmente assassinado em uma unidade da rede…

LEITURA DE OBRAS: ESTUDO PARA INCÔMODO

Conheça a obra “Estudo para Incômodo”, um tríptico de aquarela que constitui um esboço e um estudo para a obra “Incômodo” (2014), do artista Sidney Amaral, exposto na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Esse estudo revela o processo de criação do artista, a construção de suas referências iconográficas e suas experimentações de cor e…

LEITURA DE OBRAS: CANTO PARA OGUM

Aprecie e conheça a obra “Canto para Ogum” (2012), uma litogravura em cores, cheia de simbolismo e mistérios, e um dos muitos autorretratos feitos pelo artista visual Sidney Amaral. “Leituras de Obras — Caminhos ao Acervo do Museu Afro Brasil” é um convite para o público conhecer um pouco mais o acervo do Museu Afro…

LEITURA DE OBRAS: AFROBEAT — ARTE EM VINIL

O Museu Afro Brasil apresenta a capa do disco “Zombie”, lançado em 1976 por Fela Kuti, líder da banda Afrika 70. Produzido pelo artista plástico Lemi Ghariokwu, este encarte icônico complementa o sentido provocativo das músicas do disco, tais como a canção-título “Zombie” e “Mr. Follow Follow”. “Leitura de Obras” é um projeto audiovisual que…

LEITURA DE OBRAS: MÁSCARA MAPIKO

Nesta edição, são apresentadas as máscaras Mapiko, típicas do povo Makonde, situado na região nordeste de Moçambique. Feitas de madeira, essas máscaras são utilizadas em rituais de iniciação masculina do povo Makonde, representando, através da música e da dança, os diferentes modos de estar na vida espiritual. O projeto “Leitura de Obras” é um convite…

LEITURA DE OBRAS: RUBEM VALENTIM

O projeto “Leitura de Obras”, do Museu Afro Brasil, convida o público a conhecer a história de Rubem Valentim por meio da apreciação de algumas obras do artista, referência do construtivismo brasileiro. A homenagem ocorre em celebração ao centenário de nascimento de Valentim, referência nos estudos sobre arte afro-brasileira e história da arte no Brasil.

LEITURAS DO ACERVO: ÁFRICA NO MAB

O projeto “Leituras do Acervo” convida o público a conhecer a arte e a cultura singulares do povo africano por meio dos aspectos formais, culturais e estéticos das obras “Bojo de Cachimbo do Povo Bamum”, “Banco do povo Luba” e “Máscara Gueledé”, em exibição na mostra virtual “África no MAB”.

FIQUE POR DENTRO DO NOSSO CONTEÚDO, CADASTRE-SE E RECEBA AS NOVIDADES POR E-MAIL:

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Pular para o conteúdo