Neste episódio da série “Por Dentro dos Museus”, a apresentadora Vivi Villanova nos guia em um tour pelos corredores, galerias, instalações e exposições da Pina Contemporânea. Conheça os meios e linguagens variadas da Arte Contemporânea, que sempre desafiam nossa ideia tradicional do que é arte e abre nossa mente para novas formas de olhar pro…
Na Pinacoteca, nós temos a sensação exata de que não seria possível viver sem as representações de mundo expressas pelos artistas que aqui se eternizaram. Neste episódio da série “Por Dentro dos Museus”, Vivi Villanova nos leva a um tour pelos corredores da Pinacoteca de São Paulo, o museu de arte mais antigo da cidade…
O educador Ian convida a fazer uma leitura da obra “Largo da Concórdia”, feita pelo artista e fotojornalista Tuca Vieira, em 2005. Entre cores e formas, abre-se um mar de possibilidades diante dos olhos de quem observa um ponto de vista incomum.
Existe diferença entre a selfie e o autorretrato? E o que uma foto revela quando pouco é revelado sobre o objeto fotografado? O educador Rafael convida a refletir sobre essas questões, enquanto faz uma leitura da obra “Sem Título”, feita pelo artista Nino Cais, em 2010.
O educador Rafael convida a uma leitura da obra “Retrato de Jovem”, feita pelo artista Tomoo Handa, em 1937. Frutos de uma época em que os retratos eram pintados, cada uma dessas obras guarda uma história para contar, tanto sobre os artistas quanto sobre os retratados em telas.
A docente Adriana Palma convida a uma leitura da obra “A Corda”, feita pela artista Neide Sá, em 1967. Entre outros elementos apresentados na obra, a artista subverte nossos modos habituais de vida e entendimento de mundo ao mudar o lugar e a função de objetos comuns.
Qual a sensação de ter sobre seu corpo uma grande quantidade de metal? Qual seria a temperatura desse amontoado de peças ou o peso de sustentá-las? O educador Rafael convida à reflexão, ao apresentar a Obra #1, da série “Corpo Ruido”, feita em 2008 pela artista Paula Garcia.
Já parou para pensar quais elementos chamam mais atenção em uma obra de arte? O formato, as cores, as figuras apresentadas? A educadora Ísis realiza uma leitura de imagem e oficina a partir da obra “Sem Título”, feita pelo artista Chico da Silva, em 1966.
O educador Ian nos convida a fazer uma leitura da obra “Mamoeiro ou Dançarino”. A pintura é do ano de 1946, do artista recifense Cícero Dias, e faz parte da exposição “Pinacoteca Acervo”. O que você é? Uma árvore estática ou um corpo em movimento? As formas e cores representam algo reconhecível ou trata-se de…
O educador Rafael nos convida a fazer uma leitura da obra “Mulheres na Janela”. A pintura é do ano de 1926, do artista carioca Di Cavalcanti, um dos principais expoentes do Movimento Modernista. Dentre outros aspectos, Rafael nos mostra como a obra “Mulheres na Janela” representa o ideal nacionalista e o rompimento com os padrões…
Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.