Mais SABER

#102: LARGO DA CONCÓRDIA

O educador Ian convida a fazer uma leitura da obra “Largo da Concórdia”, feita pelo artista e fotojornalista Tuca Vieira, em 2005. Entre cores e formas, abre-se um mar de possibilidades diante dos olhos de quem observa um ponto de vista incomum.

#103: SEM TÍTULO

Existe diferença entre a selfie e o autorretrato? E o que uma foto revela quando pouco é revelado sobre o objeto fotografado? O educador Rafael convida a refletir sobre essas questões, enquanto faz uma leitura da obra “Sem Título”, feita pelo artista Nino Cais, em 2010.

#104: RETRATO DE JOVEM

O educador Rafael convida a uma leitura da obra “Retrato de Jovem”, feita pelo artista Tomoo Handa, em 1937. Frutos de uma época em que os retratos eram pintados, cada uma dessas obras guarda uma história para contar, tanto sobre os artistas quanto sobre os retratados em telas.

#105: A CORDA

A docente Adriana Palma convida a uma leitura da obra “A Corda”, feita pela artista Neide Sá, em 1967. Entre outros elementos apresentados na obra, a artista subverte nossos modos habituais de vida e entendimento de mundo ao mudar o lugar e a função de objetos comuns.

#106: CORPO E RUÍDO - OBRA 1

Qual a sensação de ter sobre seu corpo uma grande quantidade de metal? Qual seria a temperatura desse amontoado de peças ou o peso de sustentá-las? O educador Rafael convida à reflexão, ao apresentar a Obra #1, da série “Corpo Ruido”, feita em 2008 pela artista Paula Garcia.

#107: SEM TÍTULO

Já parou para pensar quais elementos chamam mais atenção em uma obra de arte? O formato, as cores, as figuras apresentadas? A educadora Ísis realiza uma leitura de imagem e oficina a partir da obra “Sem Título”,  feita pelo artista Chico da Silva, em 1966.

#93: MAMOEIRO OU DANÇARINO

O educador Ian nos convida a fazer uma leitura da obra “Mamoeiro ou Dançarino”. A pintura é do ano de 1946, do artista recifense Cícero Dias, e faz parte da exposição “Pinacoteca Acervo”. O que você é? Uma árvore estática ou um corpo em movimento? As formas e cores representam algo reconhecível ou trata-se de...

#94: MULHERES NA JANELA

O educador Rafael nos convida a fazer uma leitura da obra “Mulheres na Janela”. A pintura é do ano de 1926, do artista carioca Di Cavalcanti, um dos principais expoentes do Movimento Modernista. Dentre outros aspectos, Rafael nos mostra como a obra “Mulheres na Janela” representa o ideal nacionalista e o rompimento com os padrões...

#95: ASCENSÃO DEFINITIVA DE CRISTO

A educadora Joyce nos convida a fazer uma leitura da obra “Ascensão Definitiva de Cristo” do artista Flávio de Carvalho, feita em 1932. Ao observar as cores e as formas da imagem, é possível identificar os elementos de maior destaque e dar novos significados à obra, a partir de diferentes perspectivas.

#96: BANDEIRA DO DIVINO

O educador Rafael nos convida a fazer uma leitura da obra “Bandeira do Divino”, do ano de 1940. Entre outros aspectos, a pintura do artista Emídio de Souza retrata a Festa do Divino, uma celebração católica presente em várias cidades do Brasil.

#97: O BEIJO

O educador Rafael nos convida a uma leitura da obra “O Beijo”, feita pelo artista Victor Brecheret, na década de 1920. Uma escultura feita em granito, que representa carinho, afeto, ternura e muito mais. Vale a pena conferir!

#98: BANANAL

A educadora Ísis nos convida a fazer uma leitura da obra “Bananal”, feita pelo artista Lasar Segall, em 1927. Ísis nos instiga a olhar a obra e os elementos que a compõem atentamente. O que mais chama atenção: a paisagem ou o personagem central? À medida que a educadora apresenta a pintura, o olhar muda...

FIQUE POR DENTRO DO NOSSO CONTEÚDO, CADASTRE-SE E RECEBA AS NOVIDADES POR E-MAIL:

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Pular para o conteúdo