Atenção, caros ouvintes, chegou a hora da voz do Brasil. Pensou na voz do locutor prestes a anunciar os acontecimentos políticos do país? Pensou errado, amante da cultura! Estamos nos referindo a Elizeth Cardoso, Dalva de Oliveira, Emilinha Borba, Cauby Peixoto… Sim, a voz do Brasil são muitas e são muitos os motivos para celebrar o centenário de quem nos apresentou a todas elas.
Lá se vão 100 anos desde a primeira transmissão radiofônica no Brasil, em 1922, por ocasião do centenário da Independência. Daí pra frente, esse queridinho dos meios de comunicação caminhou a passos largos levando cultura, notícia e entretenimento, através da música, radionovelas, noticiários, programas de auditório, a todos os cantos do Brasil.
E por falar em cultura, minha especialidade, a programação está especial, como de praxe. A cantata “Liga o Rádio” nos convida a um passeio histórico pelos maiores sucessos da música nacional, relembrando momentos históricos, desde a Era de Ouro do Rádio à Tropicália. Ainda nesse ritmo de homenagens, artistas de diferentes gerações celebram divas da música e do teatro, no espetáculo “Mulheres Centenárias”. É pra se deixar levar pelas ondas sonoras nessa uma jornada coletiva.
As ondas vêm e vão e o rádio continua cumprindo um papel social em todo o Brasil. Mas quem viaja pelas ondas radiofônicas também compartilha magia: a capacidade de criar imagens através do som. Comemoramos o centenário deste que se reinventa a cada avanço da tecnologia e que ainda é o emissor que chega mais longe com as notícias sobre a tal “mudernidade”.