Atenção, caros ouvintes, chegou a hora da voz do Brasil. Pensou na voz do locutor prestes a anunciar os acontecimentos políticos do país? Pensou errado, amante da cultura! Estamos nos referindo a Elizeth Cardoso, Dalva de Oliveira, Emilinha Borba, Cauby Peixoto… Sim, a voz do Brasil são muitas e são muitos os motivos para celebrar o centenário de quem nos apresentou a todas elas.

Lá se vão 100 anos desde a primeira transmissão radiofônica no Brasil, em 1922, por ocasião do centenário da Independência. Daí pra frente, esse queridinho dos meios de comunicação caminhou a passos largos levando cultura, notícia e entretenimento, através da música, radionovelas, noticiários, programas de auditório, a todos os cantos do Brasil.

E por falar em cultura, minha especialidade, a programação está especial, como de praxe. A cantata “Liga o Rádio” nos convida a um passeio histórico pelos maiores sucessos da música nacional, relembrando momentos históricos, desde a Era de Ouro do Rádio à Tropicália. Ainda nesse ritmo de homenagens, artistas de diferentes gerações celebram divas da música e do teatro, no espetáculo “Mulheres Centenárias”. É pra se deixar levar pelas ondas sonoras nessa uma jornada coletiva.

As ondas vêm e vão e o rádio continua cumprindo um papel social em todo o Brasil. Mas quem viaja pelas ondas radiofônicas também compartilha magia: a capacidade de criar imagens através do som. Comemoramos o centenário deste que se reinventa a cada avanço da tecnologia e que ainda é o emissor que chega mais longe com as notícias sobre a tal “mudernidade”.

Assista On Demand

Sinfonia de amor

ESSA É SOBRE O RÁDIO | Pérolas Escondidas

Você acha que as “indiretas” e o “oi, sumida!” começaram nas redes sociais? Na, na, ni, na, não! Muito antes das mensagens instantâneas, o social também rolava pelas ondas radiofônicas. Além das músicas e da dramaturgia, com as famosas radionovelas, o rádio também era a forma mais eficaz de transmitir recados e informações.

Neste episódio do Pérolas Escondidas, Nina e Diego dão dicas preciosas para quem quer saber mais sobre a história desse queridinho meio de comunicação que, ainda hoje, cumpre um papel social e coletivo na sociedade.

Sintoniza aqui para ouvir as dicas e não se esqueça de deixar um “alô” pra gente ver que essa frequência está fluindo!

FIQUE POR DENTRO DO NOSSO CONTEÚDO, CADASTRE-SE E RECEBA AS NOVIDADES POR E-MAIL:

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Pular para o conteúdo