Às margens plácidas do Ipiranga, ouviu-se o brado retumbante, que oficializou, aos quatro ventos, o início de uma luta rumo ao rompimento com os domínios de Portugal. Há 200 anos, brilha no céu o Sol da Liberdade. A colônia de outrora, que sonhava ser pátria, pôde enfim chamar de seu o chão iluminado ao sol do Novo Mundo.
No mês do Bicentenário da Independência do Brasil, a plataforma #CulturaEmCasa tem a honra de prestigiar a brava gente brasileira, com conteúdo de qualidade sobre a história do país. Conheceremos a biografia de um povo heróico, como Maria Quitéria, Marquesa de Santos e José Bonifácio, personagens que fizeram parte do movimento da Independência. Saberemos a história dos guerrilheiros de Caparaó, que ousaram lutar contra o regime militar no Brasil pós 64. A dança também marca presença, com apresentações da São Paulo Companhia de Dança, em meio à arquitetura monumental do novo Museu do Ipiranga. Tudo isso a um clique de distância.
Símbolo de amor eterno, o Brasil segue sonhando com a paz no futuro. Mas, nesse Bicentenário, temos mais uma oportunidade de celebrar as glórias do passado, através da arte. E como não poderia ser diferente, a cultura cumpre seu papel, ao ouvir o clamor da pátria amada e idolatrada: “Salve, salve!”