Bicentenário no novo Museu do Ipiranga

On Demand

Às margens plácidas do Ipiranga, ouviu-se o brado retumbante, que oficializou, aos quatro ventos, o início de uma luta rumo ao rompimento com os domínios de Portugal. Há 200 anos, brilha no céu o Sol da Liberdade. A colônia de outrora, que sonhava ser pátria, pôde enfim chamar de seu o chão iluminado ao sol do Novo Mundo.

No mês do Bicentenário da Independência do Brasil, a plataforma #CulturaEmCasa tem a honra de prestigiar a brava gente brasileira, com conteúdo de qualidade sobre a história do país. Conheceremos a biografia de um povo heróico, como Maria Quitéria, Marquesa de Santos e José Bonifácio, personagens que fizeram parte do movimento da Independência. Saberemos a história dos guerrilheiros de Caparaó, que ousaram lutar contra o regime militar no Brasil pós 64. A dança também marca presença, com apresentações da São Paulo Companhia de Dança, em meio à arquitetura monumental do novo Museu do Ipiranga. Tudo isso a um clique de distância.

Símbolo de amor eterno, o Brasil segue sonhando com a paz no futuro. Mas, nesse Bicentenário, temos mais uma oportunidade de celebrar as glórias do passado, através da arte. E como não poderia ser diferente, a cultura cumpre seu papel, ao ouvir o clamor da pátria amada e idolatrada: “Salve, salve!”

Agenda Bonifácio

Neste ano, o Brasil grita: “É bi!”. Em 2022, o dia 7 de setembro ganha uma comemoração especial: o grito de D. Pedro, às margens do Rio Ipiranga, já ecoa há 200 anos. Um grito de liberdade bicentenário, minha gente!

E, cá pra nós, a programação está à altura. Em parceria com a plataforma on-line Agenda Bonifácio, que apresenta toda a programação cultural relativa ao Bicentenário da Independência, vamos rememorar personalidades relacionadas a esse período histórico e apreciar o pocket-show “Cânticos pela Independência”. Com “Deu a Louca no Dom Pedro”, descobrimos que a história pode render boas risadas e, com a releitura da Brasil Jazz Sinfônica, o Hino da Independência fica ainda mais primoroso. O “bis” é certo!

MEU BRASIL, BRASILEIRO? | Pérolas Escondidas

Com a espada em riste às margens do Rio Ipiranga, o Imperador figura retumbante em nosso imaginário: “Independência ou Morte!”. Para além da heroica imagem de D. Pedro I, o que nos contam sobre a história acerca do 7 de setembro?

Neste episódio de Pérolas Escondidas, Nina e Diego provocam uma reflexão sobre um dos momentos mais marcantes da história do Brasil. Basta uma análise simples dos fatos que antecederam a tal frase entoada por D. Pedro I para compreender o quão artificial foi este acontecimento, aquele mesmo que aprendemos nos livros escolares da nossa infância. Pois bem, como já dizia Machado de Assis, “O país real, esse é bom, revela os melhores instintos; mas o país oficial, esse é caricato e burlesco”.

Podcast: Da Mesa de Escrever ao Notebook

On Demand

FIQUE POR DENTRO DO NOSSO CONTEÚDO, CADASTRE-SE E RECEBA AS NOVIDADES POR E-MAIL:

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Pular para o conteúdo